Notícia publicada no jornal O Globo em 09/08/2017:

O debate promete ser quente. O Coletivo Madame Satã, que defende o discurso de “combate à doutrinação ideológica no espaço escolar”, organiza um ato de protesto neste sábado (dia 19) na sede da PUC, na Gávea, contra o seminário “Ideologia de gênero”, ministrado por Dom Antônio Augusto, representante da Arquidiocese do Rio e professor do departamento de Teologia da universidade.

“Ressaltamos que a Arquidiocese do Rio de Janeiro é reconhecida por seus posicionamentos conservadores que vão contra todo o tipo de promoção de equidades”, diz o texto publicado no Facebook do Coletivo, numa convocação para o protesto. O grupo também cita textos da Arquidiocese com “posicionamentos machistas e LGBTQIfóbicos”. Entre outras colocações, a Arquidiocese afirma, em seu texto, que “a ideologia do gênero tornou-se um instrumento utilizado para atacar a dignidade da pessoa e também a família, pois esta representa para eles um tipo de ‘dominação’. Ao contrário, nós dizemos que é pela família que conseguiremos restaurar tal dignidade; pois é por ela que somos educados e formamos verdadeiros valores e ideais”.

Procurado pela coluna, Dom Augusto diz que é favorável a qualquer tipo de manifestação, “desde que seja pacífica”. Perguntado sobre quais posicionamentos podem ter motivado o protesto contra a sua palestra, o religioso diz que “a Igreja tem seu posicionamento, que é conhecido”, e que ela está aberta a todos. “O protesto pode ser feito, vivemos numa democracia e as pessoas tem o direito de se manifestar, desde que sem violência”.