Grupos católicos LGBT realizam segundo encontro nacional em São Paulo

Grupos católicos LGBT realizam segundo encontro nacional em São Paulo

 

No sábado, dia 02 de junho, católicas e católicos LGBTI+ do Brasil estarão reunidos em São Paulo (SP) para o II Encontro Nacional de Católicos LGBTI+; o primeiro foi realizado em 2014, no Rio de Janeiro (RJ). O evento contará com membros de diversos grupos formados por leigos católicos que desenvolvem ações pastorais para garantir a cidadania de pessoas LGBTI+ na Igreja e na sociedade. São esperados mais de 70 participantes, de diversas regiões do país.

O tema do encontro será “Superação da Violência contra LGBTI+ na Igreja e na Sociedade”, seguindo a Campanha da Fraternidade deste ano, que refletiu sobre formas de superar a violência no Brasil. O evento terá como inspiração bíblica: “O meu desejo é a vida do meu povo” (Ester 7,3).

Das 15h às 18h, haverá uma mesa-redonda inter-religiosa, que reunirá representantes de diversas crenças, para falar sobre as formas de enfrentamento da LGBTIfobia que têm sido assumidas nas suas comunidades e igrejas. A mesa contará com as participações de Amábile Franco, teóloga anglicana; Ronilda Iyakemi, ialorixá (religião tradicional iorubá) e etnopsicóloga; Rev. Cristiano Valério, pastor da ICM São Paulo e Coordenador de Desenvolvimento de Igrejas da Comunidade Metropolitana para o Brasil; Camila Mantovani, da Igreja Batista do Caminho – RJ, ligada aos movimentos Esperançar e “Evangélicxs – Juntos pela Diversidade” e colaboradora de movimentos feministas cristãos; Lilyth Ester Grove, antrópologa judia e travesti, pesquisadora de genêro e sexualidade na comunidade judaica em São Paulo; e Denise Fodor Fernandes, transexual judia de linha reformista. A moderadora será Cristiana Serra, integrante do Diversidade Católica do Rio de Janeiro, que fará uma apresentação da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBTI+, organização que atua pela cidadania da comunidade LGBTI+ na Igreja e na sociedade.

O evento é aberto ao público, gratuito e não requer inscrição prévia. Esperamos você lá!

Confirme sua presença na página do evento no Facebook, aqui.

* * *

II Encontro Nacional de Católicos LGBTI+

Tema: “Superação da Violência contra LGBTI+ na Igreja e na Sociedade”
Data: 02/06, sábado – de 15h às 18h
Local: Sefras Belém. Rua Serra de Jairé, 316 – Belenzinho – São Paulo – SP