67608789_1212668285561087_8982099611892056064_n

No dia 26 de julho, a Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT [da qual o Diversidade Católica faz parte] completou cinco anos de existência. Em 2014, no Rio de Janeiro, representantes de sete grupos de católicos e católicas LGBT espalhados pelo país se reuniram no I Encontro Nacional de Católicos LGBT, organizado pelo Diversidade Católica do RJ. Cinco anos depois, temos tanto a celebrar. Em 2018 realizamos em São Paulo o II Encontro Nacional de Católicos LGBTI. Éramos sessenta pessoas, de quinze grupos de quatro regiões do Brasil (alô, pessoal do Norte, contem com a gente para ajudar a criar grupos de católicos LGBTI+ por aí!). De lá para cá, nossa Rede já se multiplicou para mais de vinte grupos, e novos núcleos vão se formando. Este ano, realizamos nossos encontros regionais – o do Nordeste ocorreu em junho e os do Sul, Sudeste e Centro-Oeste acontecerão agora no segundo semestre, como parte dos preparativos para o III Encontro Nacional em 2020. Nosso diálogo e nossos encontros com outros grupos, organizações e movimentos dentro e fora dos cristianismos vem se intensificando. Que o amor de Cristo, o sopro do Espírito e a proteção de Maria nos sustentem, nos animem e nos inspirem para seguirmos na construção do Reino de Justiça para todas e todos, com o coração cheio de fé, os passos movidos pela esperança e a coragem profética dos que se sabem amados e amadas incondicionalmente por Deus Mãe e Pai Criador.

———-
Leia o relato escrito em julho de 2014 por Cris Serra, integrante da atual equipe de coordenação da Rede, sobre a criação da nossa organização:

Não tenho palavras para expressar a alegria e a gratidão que sinto neste momento. Há seis anos o Diversidade Católica se tornou o meu caminho e os seus membros, meus irmãos e companheiros de jornada. As emoções que experimentamos ontem ao comungarmos da nossa fé e da luta por um mundo mais justo e mais livre, onde as diferenças sejam verdadeiramente celebradas e a singularidade de cada um, reconhecida como um tesouro inestimável a proteger e partilhar; as palavras que dissemos e ouvimos, cada uma delas uma pérola preciosa e insubstituível; e cada gesto, cada olhar, cada sorriso, cada lágrima, cada abraço, cada encontro e reencontro com os amigos próximos ou distantes que, mesmo espalhados por este Brasilzão afora, seguem unidos no afeto e irmanados pelos ideais comuns — deixaram em mim uma marca que nunca vai se apagar. Vocês estão gravados na minha alma e no meu coração e serão para sempre uma parte inseparável de quem eu sou e virei a ser.

E, neste momento histórico da fundação da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT, mais que nunca sinto vivo e presente em minha vida o amor irrestrito e incondicional de um Pai/Mãe que nos conduz em nossa caminhada e nos conhece e guarda na palma de sua mão. Que possamos seguir atentos à Sua luz e à Sua Palavra, que vibra e pulsa na vida de cada um dos nossos irmãos. Porque somos todos sagrados, e tudo aquilo que somos é dom e uma bênção.