DC - Recreio 1 DC - Recreio 2

Aconteceu em março o primeiro encontro do grupo Abraço Cristão – Diversidade Católica, que fará a acolhida pastoral de católic@s LGBT na Paróquia Imaculada Conceição, no Recreio, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Compartilhamos abaixo a matéria que saiu no “Recreio Católico”, jornal mensal da paróquia, edição de abril:
Aconteceu em nossa paróquia, no dia 16/03, o primeiro encontro do grupo Abraço Cristão – Diversidade Católica, para o apoio a cristãos LGBTs, suas famílias e amigos. Existe uma procura desses cristãos por um espaço dentro da Igreja Católica onde possam rezar e partilhar suas questões num ambiente sem julgamentos e condenações. Como diz o Papa Francisco, “se uma pessoa é gay, busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?”. Para conhecer essa nova iniciativa pastoral de nossa paróquia, o Recreio Católico entrevistou Rosângela Cantuaria Gonçalves e Marcos Moreira Gonçalves, coordenadores do grupo.

Recreio Católico: O que é o grupo Abraço Cristão?

O Abraço Cristão é um grupo de apoio, reflexão e ajuda mútua entre LGBTs, pais, familiares e amigos de LGBTs. O objetivo do grupo é proporcionar às pessoas um lugar seguro e acolhedor, onde todas se sintam inseridas numa Igreja que ama a TODOS, sem exceção. O que Jesus faria em relação a essas pessoas se estivesse aqui? O Abraço Cristão quer acolher e compreender esses irmãos. Não queremos julgar e sim rezar juntos. Nosso grupo se destina a partilhar a experiência do amor de Deus junto a todos os fiéis que, em virtude de sua orientação sexual, frequentemente são afastados da comunidade eclesial.

Recreio Católico: Os LGBTs podem se sentir acolhidos dentro da Igreja Católica?

Sim, desde que nós, como Igreja, não os julguemos, nem os discriminemos, construindo um ambiente sem olhares hostis, murmúrios e condenações. Como irmãos em Cristo, devemos inseri-los nas atividades da Igreja de acordo com seus dons, para que se sintam a serviço de Deus. Com esse grupo, levaremos uma mensagem de acolhimento e amor.

Recreio Católico: Como e quando serão os encontros?

Os encontros serão mensais e são abertos a quem se interessar. Durante as reuniões haverá partilha de vida, escuta da Palavra e oração, sempre orientados pelo nosso pároco e/ou nossa equipe do Abraço Cristão. Nossas reuniões acontecerão na matriz de nossa paróquia, sempre num sábado de cada mês, às 17h. O calendário está à disposição no mural da paróquia.

Recreio Católico: Algumas pessoas podem se sentir envergonhadas para se dirigirem à igreja para tratar desse tema. Que estímulo elas podem ter para conhecer o grupo?

O primeiro passo é dar a si mesmo a oportunidade de conhecer o grupo, pois sabemos que pessoas com as mesmas dúvidas e questionamentos se sentem mais fortalecidas quando conversam entre iguais.

Recreio Católico: Que palavra pode ser dirigida aos pais e familiares de um LGBT?

Um filho, mesmo que seja homossexual, é sempre um presente de Deus aos pais, assim como a vida de qualquer ser humano. Portanto, Deus não ama menos uma pessoa por ela ser LGBT. Os pais não devem se culpar pela orientação sexual dos seus filhos e não devem obrigá-los a terapias de reversão. Devem, sim, demonstrar-lhes amor incondicional. A vida dos LGBTs é muito dura. Eles sofrem na época de sua descoberta e autoaceitação, pois sabem de todas as dificuldades que irão sofrer em casa, na Igreja e na sociedade. Cabe aos pais e familiares acolhê-los assim como Cristo fez com todos que lhe procuraram.

Recreio Católico: Qual o papel dos amigos católicos para uma pessoa LGBT que queira descobrir a fé cristã?

Um verdadeiro amigo vai, em primeiro lugar, amar aquela pessoa como ela é. Vai acolher, respeitar, escutar e se propor a ajudar. A palavra de um amigo pode salvar uma vida como um anjo bom, mas também pode destruí-la como um anjo mau.