Compartilhamos aqui o livro “Do escuro ao infinito: vivências e resistências de adolescentes LGBTs no Brasil”, publicado pela Rede Nacional de Adolescentes LGBT. O livro é composto por histórias reais, escritas por adolescentes lésbicas, gays, bissexuais, trans e de outras identidades diversas, de todas as regiões brasileiras, 20 estados diferentes e com idades entre 13 e 18 anos.  Mariah Gama, Coordenadora da Rede Nacional de Adolescentes LGBT, diz na apresentação:

 

“Esse livro é um grito de denúncia, indignação e luta de mais de oitenta adolescentes lésbicas, gays, bissexuais e trans que hoje vivem no Brasil. Lendo esse livro vocês terão a oportunidade de acompanhar a história e trajetória de adolescentes que muitas vezes convivem com exclusão, violência e discriminação. Lendo esse livro vocês poderão descobrir sobre o quê esses adolescentes estão pensando e refletindo; que ideias estão projetando, os medos que sentem e as batalhas que enfrentam. Vocês vão ler histórias de amor, autoconhecimento, violência e superações. Os desabafos aqui escritos e ilustrados são palavras que anseiam impactar a forma como vocês, leitores e leitoras, convivem com os adolescentes LGBTs ao seu redor. Esperamos que esse livro seja capaz de provocar mudanças reais e
sensíveis nas pessoas que o leiam. Queremos que nossa voz ecoe e possa alcançar adolescentes que se sentem diferentes, estranhos, sozinhos e errados, e ao ler nossas palavras e ver nossos desenhos, possam sentir que não estão sós e que a vida vale a pena, quando se luta por um mundo mais justo e mais colorido. Queremos que pais, mães, responsáveis, educadores, professores e professoras se sensibilizem com as violações de direitos básicos vividos pelos adolescentes autores do livro e possam atuar como protetores e guardiãs do direito a uma vida sem violência. Esperamos que esse livro seja capaz de abrir caminhos para diálogos mais honestos e livres entre famílias, escolas e adolescentes LGBTs.”

 

Você pode acessar o livro e fazer download do pdf aqui.