Realizamos, em 3 de junho de 2012, um domingo, nosso primeiro evento aberto no Rio de Janeiro. Intitulado “‘O Amor de Cristo nos uniu’: Gays cristãos na Igreja Católica”, o objetivo do evento era refletirmos juntos sobre como viver a fé cristã e ser gay. A programação incluiu uma mesa-redonda e alguns depoimentos de pessoas cristãs LGBT, que compartilharam suas histórias pessoais. O convite foi dirigido a tod@s, LGBT ou não, cristãos ou não, para conversarmos sobre as possibilidades de encontro e diálogo, a fim de nos enriquecermos e crescermos junt@s.

A programação foi a seguinte:

14h Abertura: A história do Diversidade Católica, desde 2007 (Arnaldo Adnet e Valéria Wilke, do núcleo original de fundador@s do grupo)
14h30 Mesa-redonda: Fé cristã e diversidade sexual
1. “A verdade que emerge” (James Alison, padre católico, teólogo e escritor)
2. “Panorama bíblico sobre a homossexualidade” (Marcio Retamero, mestre em História Moderna/UFF e, à época, pastor da Igreja Presbiteriana da Praia de Botafogo e da Igreja da Comunidade Metropolitana Betel do RJ)
3. “Diversidade sexual e fé católica dentro de um Estado Laico” (Cristiana Serra, psicóloga e católica leiga)
16h30 Coffee break
16h45 Gay e cristão: depoimentos pessoais
17h45 Encerramento

O evento aconteceu no Auditório do CCET da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO – Av. Pasteur, 456 – Botafogo/Praia Vermelha. Veja o folheto que distribuímos com a programação e demais informações: