Sou de família cristã, de tradição católica, batizado aos 3 meses de vida e confirmado nesta fé aos 14 anos de idade, a qual jamais abandonei em qualquer circunstância.

Sou iniciado há 8 anos no Candomblé, por resgate histórico-cultural, de fé e de memória dos meus ancestrais familiares, por minha ligação e pertencimento étnico-racial à raça negra, portanto herdeiro da negritude de meus pais, de meus avós, bisavós e tataravós…

Não tenho vergonha alguma ou qualquer arrependimento de minhas raízes e de minha história de vida pessoal, tampouco de professar minha fé em Deus, Jesus Cristo e nos Orixás. Eu sou brasileiro e no seio desta nação constituiu-se minha família, com sua cultura e suas crenças.

Continuo meu caminho independente dos gostos ou desgostos destes ou daqueles que se arvoram em juízes das consciências individuais. A fé é minha e a maneira de lidar com o Sagrado que escolho pertence exclusivamente a mim. Sob essa fé e consciência individual, bem como sobre os meus atos de bondade ou de maldade, que serei julgado pelo Criador e não por qualquer um de vocês.

Portanto, deem um tempo, cuidem de si e da sua própria história. A minha já está sendo construída. Obrigado.

Pedro Ivo (Brasília, DF)